agosto 08, 2012

Entrevista com Bruno Marafigo, o autor da HQ "Diálogos da Morte"

 

É muito provável que, navegando em sua timeline do Facebook nas últimas semanas, você tenha visto alguém compartilhando a imagem acima. Se você clicou e leu a história, deve ter gostado da narrativa e dos desenhos de Bruno Marafigo. É ele quem você conhece agora!

Quem é Bruno Marafigo?
Bruno: Sou de Curitiba, já trabalhei como editor gráfico e com tratamento de imagem, o que acabou sendo muito útil para o meu trabalho como ilustrador, aprendi bastante a respeito de impressão, agora estou tentando trabalhar apenas os desenhos.

Diálogos da Morte conseguiu mais de 18 mil compartilhamentos e mais de mil comentários no Facebook. Começou como uma história fechada ou foi publicado em partes?
Bruno: Foi postada em duas partes. Foi bom para ver como as pessoas receberiam a história, muitos comentários de amigos e pessoas que leram acabaram influenciando o desenrolar da segunda parte.

Você já publicou em outras redes sociais ou blogs? Como você compara os resultados em relação ao Facebook? 
Bruno: Pelo Facebook é mais fácil divulgar o trabalho, uma coisa que me ajudou muito foram os grupos de desenhos que começaram a espalhar o quadrinho.

Numa rede como o Facebook, que quase tudo que se compartilha é “Meme”, você calculava ter tanta repercussão com um trabalho autoral?
Bruno: Nem um pouco. Jamais imaginei que chegariam a 1.000 compartilhamentos quantos mais 18 mil. Acho que se espalhou justamente por isso, tem muita coisa igual na internet.

Por que você acha que tanta gente compartilhou, comentou e curtiu o seu trabalho?
Bruno: Muitas pessoas me disseram que haviam se identificado. Pelo menos uma vez na vida todo mundo passa por uma crise dessas, é reconfortante saber que você não é o único, pelo menos pra mim foi bom perceber que não era o único maluco com estes questionamentos. Diálogos da Morte foi justamente uma maneira de exorcizar umas dessas crises de meia idade fora de hora.

Levando em consideração os resultados dos seus últimos trabalhos, tem futuros projetos?
Bruno: Tenho algumas histórias em quadrinho maiores nas quais venho trabalhando há mais ou menos um ano. Estou montando uma versão para o Facebook com um trecho de uma delas que também fala muito sobre existencialismo.Vou colocá-la no ar durante a semana que vem. Também tenho alguns contos engavetados, esperando mais material para poderem virar um livro.


Bruno Marafigo é um grande exemplo para nós, quadrinistas à procura de leitores, de como é possível produzir quadrinhos para as redes sociais e ter grande repercussão.

Saiba mais sobre Bruno Marafigo através de seu Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário